Reflexão Final


Todas as leituras e pesquisas efetuadas durante este percurso foram um desafio que me levaram ao reconhecimento das TIC como elemento essencial da inclusão social (tendo em conta a acessibilidade que proporcionam a pessoas com dificuldades motoras, cognitivas e sensoriais). As novas tecnologias e a internet colocam-nos perante novas situações de comunicação, expressão de ideias ou opiniões, de relações sociais e, consequentemente de aprendizagem. Também é da valorizar a facilidade que há na interação entre diversas pessoas, colocadas em diferentes locais.


Os professores/educadores deverão estar cientes das adaptações necessárias, e dos recursos físicos, arquitetónicos e pedagógicos, para estarem adequadamente preparados e equipados, no caso de trabalhar com alunos diferentes. As novas tecnologias, principalmente a internet, oferecem uma excelente possibilidade para trabalhar com as diferenças nas escolas. Essas tecnologias dão-nos a possibilidade de expressar o que pensamos e queremos transmitir, a partir de diversas linguagens, agregando multiplos olhares, materializados em textos escritos, de imagens, de sons e de movimentos.
 
Mediante o decurso da especialização que estou a frequentar criei alguns objetivos. Tentei adquirir conhecimentos na unidade curricular de TIC, a fim de saber utilizar a tecnologia ao serviço da melhoria das condições de vida das populações com necessidades especiais. Agora, finalizada esta esta unidade curricular, espero saber conceber, desenvolver, promover e divulgar novas tecnologias ou experiências tecnológicas inovadoras a serem utilizadas por pessoas com deficiência, incapacidade ou outras necessidades educativas especiaispropor as ajudas técnicas e tecnológicas adequadas à promoção do sucesso educativo; e adaptar materiais e equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar.



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