quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Símbolos Gráficos SPC

CENTRO DE RECURSOS TIC

A avaliação dos alunos com NEE de carater permanente, é um dos objetivos principais  para fins de adequação das tecnologias de apoio às suas necessidades específicas e na informação/formação dos docentes, profissionais, auxiliares de educação e famílias sobre as problemáticas associadas aos diferentes domínios de deficiência ou incapacidade.
A fala é a forma de expressão mais utilizada pelass pessoas quando pretendem comunicar, assumindo uma importância fundamental na interacção social. No entanto, e no caso de indivíduos com algum tipo de incapacidade, essas interacções podem ser totalmente afectadas. Por exemplo, e no caso de crianças com deficiências neuromotoras graves, as incapacidades motoras originam nessas crianças restrições muito consideráveis em todo o seu processo de desenvolvimento pessoal, com reflexos necessariamente negativos nos processos de inclusão social e escolar.
No caso das pessoas que aliam às incapacidades motoras graves as dificuldades de comunicação, o problema torna-se ainda mais complexo. A Comunicação Aumentativa pode constituir um poderoso meio de combate às incapacidades mencionadas, constituindo “um conjunto de técnicas, ajudas, estratégias e habilidades, que uma pessoa sem comunicação oral necessita, para substituir a sua incapacidade de comunicar através da fala”. Não sendo a fala a sua principal forma de comunicação, tão precocemente quanto possível, deve proporcionar-se-lhes um Sistema de Comunicação Alternativa e Aumentativa (de que é exemplo o Sistema SPC) e uma forma de aceder aos símbolos, ou seja, uma tecnologia de apoio à comunicação simples ou complexa, mas adequada.

Sistema de Símbolos Gráficos SPC

O Sistema SPC – Símbolos Pictográficos para a Comunicação – é o sistema gráfico para comunicação aumentativa mais usado a nível internacional e também em Portugal. A versão portuguesa (www.anditec.pt) surgiu na sequência da tradução e adaptação ao português do sistema americano PCS (Picture Communication Symbols) . É um sistema em que a maior parte dos símbolos são iconográficos, contendo principalmente símbolos transparentes, desenhados com um traço negro a cheio sobre um fundo branco. O sistema está traduzido em numerosas línguas e pode ser potenciado através da utilização de um software específico (Programa Boardmaker) que, sendo essencialmente uma biblioteca de símbolos do sistema SPC, permite a feitura rápida e simples de tabelas e quadros de comunicação, ou a utilização desses símbolos com um conjunto de programas de comunicação existentes no mercado de que é exemplo o Programa “Speaking Dinamically”, disponível, também, em português (http://www.anditec.pt/).



Sem comentários:

Enviar um comentário